Cadeiras dinamarquesas
A última viagem-de-fim-de-semana dessa temporada em Amsterdam foi Copenhagen. Estou lendo a Trilogia de Copenhagen de Tove Ditlevsen, e talvez por isso esse estalo para conhecer a cidade. Começamos o sábado no Jardim Botânico, ótima recomendação de Dudu, depois almoço e seguimos para o museu de design dinamarquês. Gostamos muito da experiência, e eu particularmente, gostei de como é estruturado (considerando as exposições atuais): moda, tecnologia, tecidos, utilitários, e por fim cadeiras, seguido de outros móveis modernistas.
O túnel de cadeiras reúne 125 itens, de maioria modernista e dinamarquesa, mas também de designers internacionais (americanos, italianos, ingleses) que influenciaram e foram influenciados pela criação local. E no fim, uma sala onde você pode se sentar em algumas dessas cadeiras. Maior delícia!
Ainda para se atualizar sobre o que está rolando na contemporaneidade, vale um passeio a pé pelas redondezas do museu. Existem centenas de lojas de design e ateliês de arte pela cidade. Ruas com casinhas coloridas e paredes com roseiras, o maior charme <3
Aqui no Brasil, gosto muito do design de cadeiras de Lina Bo Bardi, queria duas girafas na minha casa. Um dia quem sabe? Mas fora ela, não conheço outros nomes.
E vocês? Algum designer de cadeiras brasileiro para indicar?