Menu

"Adiantando a aposentadoria" - por Dani

Desde que me conheço por gente, o MBA em uma M7[0] é descrito para mim como uma "aposentadoria adiantada", "o gás que eu precisava para continuar me matando de trabalhar em consultoria", "um desperdício insano de dinheiro", ou "máquina de fazer dívida". Pra quem me conhece tem um tempo, sabe que eu cheguei a iniciar o processo de aplicar para essas escolas por ser um sonho antigo meu, mas ficou claro que não era mais o caminho que eu deveria[1] seguir.

A ideia de aposentadoria adiantada sempre me pareceu interessante. Seja fazer um esquema de trabalhar menos horas na semana ou tirar meses de folga não remunerada, era um conceito que me deixava bastante animado. E vir para Amsterdam foi a culminação desse objetivo com a vontade de morar em outro país (por que Deus me livre ir para os EUA se for para trabalhar).

Plena quinta-feira, pude exercer bem meu plano de aposentadoria adiantada: eu e Gabi fomos para nosso quintal comunitário (também conhecido como praça do bairro) tomar uma cerveja no gramado e curtir a paisagem e a companhia um do outro. Sem muito medo de dormir tarde por que não tem reunião importante cedo.

É incrível o quanto você consegue viver quando seu cérebro passa a operar sem os processamentos que geram ansiedade. De poder focar no presente e viver ele ao máximo. Deu para olhar para o céu e perceber quão lindo ele estava[2] de um jeito um tanto diferente:

Eram 10 horas da noite. Mas por algum movito o sol insistia em brilhar. De um jeito mais tímido, mais indireto, mais de lado; a luz chega nos nossos olhos fazendo uma viagem um pouco diferente. Angulado de um jeito perfeito para ver a diferença de altura entre as nuvens. Essa noção de profundidade é perfeita para se sentir minúsculo no meio da magnitude do céu e do universo.

Mesmo na infinidade da existência, muito próximo a mim, colada nos meus braços, está a minha companhia predileta. De uma intimidade explendida e ao mesmo tempo tão cotidiana. Ela comenta como é impressionante que nosso cérebro decidiu, por algum motivo, inverter como a imagem chega nos nossos olhos. Quão confuso seria ver a terra"do jeito que ela é".

"Eu sempre vou lembrar da altura do céu quando a gente sentar aqui". Meu amor me diz enquanto olhamos para o céu.

Já em casa, no mesmo clima de leveza, colocamos um karaoke. Cantamos Tim Maia. Você me pergunta se você tem alzheimer. Rimos. Digo que acho que não. Dançamos. Abraçamos. Dormimos. E hoje, dia 7 de Julho de 2023, começamos de novo andando no nosso quintal e tomando café no nosso jardim até o horário da próxima reunião.

[0] - 7 melhores escolas de MBA do mundo, tipo Harvard, MIT, Columbia e outros, que por motivos de, alguém da minha familia fez, eu achei que eu deveria/conseguiria fazer também. E eu entendo o nicho e privilégio da coisa, mas enfim, continua comigo, juro que pode ser interessante.
[1] - deveria é uma palavra forte, mas acho que fala bem da noção de "acho que é a melhor de decisão com os dados que tenho no momento"
[2] - e que sempre está e sempre estará lindo ao lado da Benes


O cérebro e a realidade. Foto de Benes