Frankfurt, 10-12 de Novembro
Fomos para Frankfurt passar o fim de semana, um amigo foi também. O roteiro foi todo de última hora e começamos com a visita a Casa Goethe. Confesso que a falta de informações sobre a vida do escritor que morou ali me frustrou um pouco. Comemos Schnitzel e tivemos muita dó do vitelo, comemos salada de batata e um chucrute bem azedo, amo fermentados. A cerveja alemã tem uma espuma cremosa, é especial. Conversamos muito, sobre a vida, sobre o chatgpt4, sobre Angela Merkel, e descobri novos sonhos. A noite assistimos uma ópera (Martha, de Friedrich Von Flotow) com enredo e narrativa duvidosos, mas com uma execução boa. No final, duas rodadas de aplausos com dois lances de agradecimento coreografado dos atores (elenco grande) que deu um bug no nosso cérebro que pensou vivenciar um looping eterno.
Jantamos no Five Guys e seguimos conversando muito: trabalho, filhos -ter ou não ter-, nomes, presentes de aniversário, relacionamentos e futuro.
No dia seguinte fomos ao Stadel Museum, e vimos algumas obras magníficas dentro de um acervo diverso. Destaque para um Renoir ("Reading girl", lindíssimo); Henri Edmond Cross em "Afternoon in the Garden", 1905 ; e o sublime em "Storm at Sea off the Norwegian Cost" de Andreas Achenbach, 1837 (foto abaixo).
De volta à estação, tentamos adiantar o horário de nossos bilhetes de trem, infelizmente sem sucesso. Foram 5 horas de lounge e muitos pretzels, que me permitiram terminar 2 aulas de História da Arte que estavam atrasadas. Dois cappuccinos enquanto Dani roncava alto. Voltamos para Amsterdã.
Eu estou lendo no momento: Acabei de ler a biografia da Lina Bo Bardi que ganhei da Lud, e começando "Dias de abandono" de Elena Ferrante.
Eu estou vendo no momento: The Morning Show, e recomendo muito. E também a última temporada de Sex Education.
Uma dica de documentário: "Os catadores e eu" de Agnes Varda, que tá na lista de influências e inspirações de Greta. Belíssimo. Tenho o link do MUBI com acesso ao documentário caso você queira ver, manda uma mensagem que posso te presentear.