"Nós & Eles" de Bahiyyih Nakhjavani, por Lara Terzian
Lara é internacionalista -ambas fizemos Unesp Franca-, leitora ávida e organizada, e uma pessoa que eu quero conhecer melhor e convidar para um café! Escreveu, muito generosamente para o blog, essa resenha de um livro que a atravessou, e que certamente interessará alguns de nossos leitores. Muitíssimo obrigada por compartilhar , Lara!
O que nos une como pátria? E o que nos une fora da nossa própria pátria? Qual a comunhão entre "Nós e Eles", e qual é a entre nós mesmos?
O livro iraniano da escritora Bahiyyih Nakhjavani, nos conta através da história da família de Bibijan um retrato da diáspora do Irã, marcada pela revolução islâmica de 1979. Bibijan, a anciã da família, deixa enfim o Irã para encontrar uma de suas filhas nos Estados Unidos, enquanto sua outra filha, uma artista instalada em Paris tenta fazer as pazes com a mãe, com a pátria deixada para trás e com seu próprio passado. A saída é feita após muitos anos e com o coração pesado com a esperança desbotada de encontrar o filho mais novo - que sumiu em combate nas montanhas curdas.
O livro alterna entre a narrativa da família e de capítulos narrados por outros iranianos, que também saíram do país para se instalaram em diversas partes do mundo. Alguns personagens se interligam à história principal, mas acima disso, o "ser" persa é o fio condutor do livro. Como pertencer em outra cultura tão distinta e por vezes tão hostil ao diferente?
A autora utiliza da polifonia de vozes, e de vidas, para chegar ao denominador comum "Nós". Diversos, procurando existir, pertencer, mas dividindo a herança da pátria.
"Eles nos respeitam, e nós a eles, porque a morte é o nosso fim comum e a dor nosso direito humano universal."